quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Browser da Microsoft ganha posicionamento de marca em anime.

Ele sempre foi aquele que todo mundo sempre amou odiar mas, agora, o browser da Microsoft está tentando se reinventar e aposta no anime para dar uma guinada em sua imagem.

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O Internet Explorer chegou aos PCs em agosto de 1996, desbancou o falecido Netscape e teve por muito tempo a hegemonia entre os browsers de internet, mas sua falta de segurança e diversos problemas acabou abrindo caminho para Firefox e Chrome tomarem metade dessa participação de mercado. Pensando em limpar sua imagem e reconquistar usuários perdidos, a Microsoft Cingapura lançou essa semana uma campanha em formato de anime apresentando uma garotinha como a representação do ie 11.

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Inori Aizawa é uma Magical Girl, um tipo de personagem japonesa que pode se transformar através de uma fantasia que lhe confere super poderes para derrotar seus inimigos (algo parecido com Sailor Moon e Evangelion). A fantasia azul com os logos do Internet Explorer e do Windows dá poder à garota para enfrentar os robôs vírus que tentam atacá-la. E a menininha, não mais indefesa, chuta bundas antes de se deparar com o chefão final. Mas Inori é somente parte de uma ação de marketing local para os fãs de animes que participaram da Anime Festival Asia 2013 e não representa oficialmente o Internet Explorer como um mascote no resto do mundo.

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A ação ganhou página de Facebook onde a personagem se descreve como uma personificação do Internet Explorer.  “Quando era mais nova eu costumava ser uma menina meio desastrada, lenta e desejeitada. Mas, assim como na história do Patinho Feio, as pessoas me dizem que eu realmente amadureci e mudei através dos anos. Agora me sinto confiante das minhas habilidades e mal posso esperar para mostrar o que posso fazer agora.” É mais ou menos a imagem que tínhamos do IE, não é?

Não é a primeira vez que a Microsoft usa esse tipo de personagem em suas campanhas, conforme divulgado pelo The Verge. Em países orientais, principalmente no Japão, personagens de manga já fizeram parte da divulgação e de treinamentos voltados para desenvolvedores e entusiastas da tecnologia. Mas é a primeira vez que a gigante da tecnologia utiliza o anime e que recebe uma atenção generalizada em todo o mundo para a campanha. Para saber como foi o desenvolvimento da personagem, confira na página da Collateral Damage Studios.


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