terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Especial - Desenhos BR

Eu gosto muito de ver um desenho bem feito quando ele é brasileiro. Então, aí me dá orgulho de ver um produto tão bom com qualidade BR que cresce de uma forma tão grande que rompe as fronteiras!

Sendo assim, vou citar aqui 3 projetos de brasileiros que se destacaram no mercado nacional de animações (e até internacional), nos representando e muito bem "lá fora"! O intuito é mostrar duas coisas. Primeiro, a qualidade da animação 2D

Queria começar falando de Tromba Trem  - esse é um caso muito legal de citar.




A história é a seguinte: Uma turma de animais composta por Gajah, um elefante indiano que após um acidente perdeu a memória indo parar no Cerrado. Duda, uma tamanduá vegetariana que se torna amiga dele e uma colônia de cupins cuja rainha acredita ser de outro planeta viaja num trem a vapor pela América do Sul, atrás de um misterioso dirigível. A cada episódio eles conhecem um novo lugar e um novo personagem.

Através da Lei do Incentivo Cultura - Anima TV - esse projeto junto com o Carrapatos e Catapultas, ganharam o financiamento para uma temporada inteira. Surgiu então o Copa Studio, criado por Zé Brandão. Olha só a abertura do "trem".




Existe rumores para o lançamento de um filme, porém a data prevista era 2016. O desenho é muito divertido, as animações, os personagens. Vale é muito a pena assistir, é diversão garantida!

* Recebi agora às 16:39 do mesmo dia dessa publicação a seguinte nota da Copa Studio.

"Olá Vanderlei, o filme vai acontecer, mas ainda não temos a confirmação da data de lançamento. Estimamos que será em 2018. Abraço"!

Sendo assim, vamos aguardar - ansiosos! :D 

Outro projeto bem legal é de um ilustrador do Rio de Janeiro, o Humberto Avelar. Esse cara é fera demais! Ele criou junto com a Prefeitura do Rio o "Juro que Vi".




Trata-se de 5 histórias do folclore brasileiro contadas de uma forma bem divertida. São elas: Saci, Matinta Perera, O Boto, A Iara e o mais conhecido, O Curupira.
No projeto, crianças de escolas públicas faziam desenhos desses personagens. Humberto Avelar filtrava as artes e criava o personagem em si e depois desenvolvia a história em cima.



Os desenhos estão disponíveis no site da prefeitura do Rio de Janeiro, mas podem ser vistas também no youtube. O Boto tem narração de Regina Casé, enquanto O Curupira traz a voz de Matheus Nachtergaele. Confira:



Você já viu trabalhos de Humberto Avelar por aí. Ele desenhou e dirigiu as animações do Sítio do Pica Pau Amarelo.

E pra finalizar, gostaria de citar o Studio 2DLab. 
O conheci em 1900 e cafunga como "Laboratório de Desenhos (é o nome que usam no site em português).

Eles são responsáveis pelo excelente Meu Amigãozão!
O projeto foi financiado pelo BNDS, com recursos de Leis de Incentivos Fiscais e do Fundo Setorial Audiovisual. E, além dos traços, o desenho é muito divertido e trata assuntos como medo, amizade, confiança. O trem é muito bom. Olha só.




..."Eu sei, que ele é bem grandão..É o meu amigãozão"...er.. ops...continuando, Meu Amigãozão deu tão certo, que hoje está na grade da Discovery kids.

Eles fizeram um desenho que também é muito da hora. trata-se de Aquarela, do Toquinho. Olha que fenomenal!



No youtube do Toquinho no Mundo da Criança você pode ver outras animações desenvolvidas pelo 2DLab.

Bom, espero que tenham curtido essas 3 indicações.
Tem muita coisa legal pra se falar e breve volto aqui com mais indicações.

Participe. Cite animações brasileiras que você conhece e vamos valorizar o nosso 2D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário