segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O MENINO E O MUNDO

NOVO LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO GANHA PRÊMIO JUVENTUDE DA MOSTRA DE SP


Acaba de ser divulgado que o longa-metragem de animação brasileiro O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu (O Garoto Cósmico), foi o grande vencedor do prêmio Juventude na 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que aconteceu de 18 a 31 de outubro.

Com previsão de lançamento nos cinemas para janeiro de 2014, esse é o terceiro prêmio importante dado a animação, que já participou da abertura e ganhou com a Menção Honrosa do Juri no Ottawa International Animation Festival, além de levar o prêmio da Mostra Novos Rumos, Menção honrosa do júri (filme), no Festival do Rio 2013.

Com a direção, roteiro e montagem assinados pelo próprio Alê Abreu, o animado conta a história de um menino, que sofrendo com a falta do pai, parte em sua busca. Na jornada descobre aos poucos a realidade que o circunda, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado.

Buscando revelar o ponto de vista do menino, e na contramão da estética padronizada das atuais produções animadas, o filme encontra uma linguagem própria, partindo da simplicidade das garatujas infantis e criando um universo lúdico, colorido e em alguns momentos quase abstrato. Utilizando diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, misturando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc., o filme convida o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar em um universo onde tudo é possível.



A trilha sonora de O Menino e o Mundo conta com participação do percussionista Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música. Emicida compôs o rap Aos Olhos de Uma Criança especialmente para o filme. Os poucos diálogos da trama acontecem numa língua “ao contrário” e as músicas também foram compostas assim. Um grande desafio para atores, compositores e cantores.

O Menino e o Mundo estreia em janeiro de 2014, nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário